O Curso

Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 267/2017 – MEC de 03/04/2017, D.O.U. de 04/04/2017



Modalidade: Presencial


Denominação do Curso: Administração


Habilitação: Bacharel em Administração


Turno de Funcionamento: Noturno


Nº de vagas: 50 vagas



Critérios de avaliação: 100,00 pontos distribuídos por semestre, sendo necessário a obtenção de, no mínimo, 60,00 pontos para aprovação.



Coordenador: Prof. Adm. Paulo Victor Antônio Chaves



REGIME LETIVO:



Regime: Semestral


Nº de Períodos: 08


Duração do curso: mínimo de 04 anos



CARGA HORÁRIA NECESSÁRIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO:



Disciplinas Obrigatórias: 3.200 h/a de 50 min.


Estágio Supervisionado: 300 h/a de 50 min.


Atividades Complementares: 240 h/a de 50 min.


Carga Horária Total do Curso: 3.780 h/a de 50 min.


APRESENTAÇÃO:



O curso de Administração da FUCAMP foi planejado no sentido de proporcionar um forte embasamento teórico, apoiado em sólida vivência prática. A carga horária destinada à predominância do ensino foi dimensionada de maneira a permitir que cada, contudo programático fosse abordado adequadamente. A dimensão prática do curso está sendo assegurada através do estágio supervisionado. Através do estágio o aluno vivenciará de maneira deliberada e, atividades com crescente grau de competitividade, o conteúdo teórico das disciplinas. O estágio prático, o aluno exercitará o seu espírito empreendedor. O estágio supervisionado segue os modelos preconizados pelas diretrizes que essa matéria no curso de Administração, mas ocorrerá em um estágio mais avançado, de possibilidade de intervenção efetiva do acadêmico.



OBJETIVO:



Apresentam-se como objetivos gerais do curso “Formar administradores que possam atuar com ética e competência para melhoria do desempenho das organizações, visando contribuir para melhoria da qualidade de vida e bem estar da comunidade”. Os administradores egressos deste curso deverão estar qualificados para atuar em equipes e motivá-las, serem capazes de comunicar-se adequadamente, agirem criativamente na solução de problemas e principalmente serem agentes de mudanças nas organizações e na sociedade.



MERCADO DE TRABALHO:



O Bacharel em Administração poderá atuar em:

  • Empresas Públicas e Privadas de Capital Nacional e Multinacionais;
  • Administração de Cidades;
  • Bancos e Finanças;
  • Comércio Interno e Exterior;
  • Cooperativas;
  • Gestão de Hotelaria e Turismo;
  • Gestão Hospitalar;
  • Gestão de Negócios;
  • Marketing e Vendas;
  • Relações Humanas;
  • Setor de Agronegócio.
  • Autarquias e Fundações.



Perfil do Administrador:


  • Empreendedor: Iniciativa e Criativo;
  • Líder: Comprometido com Resultados;
  • Agenciador: Mentoring e Coach;
  • Articulador: Trabalho de Equipe e Motivador de Pessoas;
  • Captação de Recursos: Financeiro, Patrimonial e de Pessoas;
  • Planejador: Conhecimento e Estudos.


Legitimar e tornar acessíveis os dados de controle físico e financeiro da entidade;

Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

Exercer suas atividades em entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, aproximando-se cada vez mais da atividade fim destas;

Realizar a perícia contábil e a auditoria, analisando livros contábeis para verificar a veracidade dos fatos registrados;

Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

Exercer outras atividades profissionais na área financeira, de produção, gerencial, de assessoria. Consultoria e Coach;

Estabelecer condutas de otimização na decisão entre diversas alternativas buscando a minimização dos riscos;

Demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial;

Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritivas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.


FORMAS DE ACESSO AO CURSO:


O acesso ao curso se dará por meio de Processo Seletivo organizado e executado segundo o disposto na legislação pertinente, com o objetivo de classificar os candidatos no limite das vagas oferecidas. O Processo Seletivo abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de educação de nível médio, sem ultrapassar esse nível de complexidade para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores.

A regulamentação do Processo Seletivo é dada a conhecimento público por meio de Edital publicado em órgãos de divulgação local, regional ou nacional.

Poderá ser adotada a avaliação seriada a ser definida e regulamentada pelo CONSEPE, por proposta da Reitoria ou Pró-Reitorias. Ao deliberar sobre os critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, a Universidade poderá levar em conta os programas de avaliação do ensino médio adotados, inclusive possíveis orientações específicas oriundas dos órgãos educacionais.

Realizado o Processo Seletivo e restando vaga, admite-se a matrícula de aluno graduado, com diploma devidamente registrado, para obtenção de novo título ou de aluno de outras instituições em processo de transferência, para estas situações será realizado um processo seletivo na modalidade de análise curricular.

A matrícula em disciplina isolada do curso será permitida nas seguintes situações:

Quando da ocorrência de vaga, por alunos de outras instituições de ensino superior ou por concluinte de curso superior, para fins diversos; e

Independente da ocorrência de vaga, para aluno da unidade, para fins de cumprimento de dependência e/ou adaptação, sempre que for julgado possível pela Direção Acadêmico-Pedagógica e pela Coordenação de curso.


COORDENAÇÕES ANTERIORES:

2002/1 – Guilherme Marcos Ghelli
2002/2 – Guilherme Marcos Ghelli
2003/1 – Guilherme Marcos Ghelli
2003/2 – Guilherme Marcos Ghelli
2004/1 – Guilherme Marcos Ghelli
2004/2 – Guilherme Marcos Ghelli
2005/1 – Guilherme Marcos Ghelli
2005/2 – Guilherme Marcos Ghelli
2006/1 – Marcos Quireza Muradas
2006/2 – Marcos Quireza Muradas
2007/1 – Marcos Quireza Muradas
2007/2 – Marcos Quireza Muradas
2008/1 – Guilherme Marcos Ghelli
2008/2 – Ricardo Jose dos Santos
2009/1 – Ricardo Jose dos Santos
2009/2 – Ricardo Jose dos Santos
2010/1 – Ricardo Jose dos Santos
2010/2 – Ricardo Jose dos Santos
2011/1 – Cássio Raimundo Valdisser
2011/2 – Cássio Raimundo Valdisser
2012/1 – Cássio Raimundo Valdisser
2012/2 – Cássio Raimundo Valdisser
2013/1 – Cássio Raimundo Valdisser
2013/2 – Cássio Raimundo Valdisser
2014/1 – Cássio Raimundo Valdisser
2014/2 – Cássio Raimundo Valdisser
2015/1 – Norival Carvalho Cunha
2015/2 – Norival Carvalho Cunha 
2016/1 – Norival Carvalho Cunha 
2016/2 – Norival Carvalho Cunha 
2017/1 – Norival Carvalho Cunha 
2017/2 – Norival Carvalho Cunha 
2018/1 Paulo Victor Antônio Chaves (Atual)

CONTATOS:

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