terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Há 50 anos, Peter Drucker publicava a primeira edição de "O gestor eficaz"; relembre a obra

Pesquisador escreveu um vasto número de livros que poderiam ser apontados como clássicos

Divulgação / Drucker Society of Brazil

Peter Drucker escreveu um vasto número de livros que poderiam, justificadamente, ser apontados como clássicos. Desses, talvez o mais amado seja O gestor eficaz, que ganhou uma nova edição de aniversário em comemoração aos 50 anos da primeira edição pela Harper Collins (ainda não disponível em português), editora de Drucker. Vivemos em um mundo muito diferente daquele de 1967, mas o relativamente pequeno guia de Drucker para fazer as coisas certas, direito, e bem feitas, ainda contém um poder considerável.

Há também um valor agregado significativo com um prefácio de sete páginas e meia – Dez lições que aprendi com Peter Drucker – escrito por Jim Collins, autor de "Empresas feitas para vencer", que também assina os prefácios de The daily Drucker e Management: revised edition; e um posfácio de Zachary First, diretor executivo do Drucker Institute, entidade que também publicou a contribuição de First em seu website. É interessante ver a nova edição confeccionada em capa dura, após várias edições em brochura.


VEJA TAMBÉM



O que Drucker me contou

Quando entrevistei Drucker em 11 de abril de 2005 – sete meses antes de sua morte, no que hoje é o Drucker Institute, em Claremont, Califórnia – para meu primeiro livro, Living in more than one world: how peter drucker's wisdom can inspire and transform your life, eu fiz a seguinte pergunta:

Se você pudesse atualizar alguma – ou todas – as edições de O gestor eficaz, que foi escrito em 1960, você mudaria algo, especialmente por causa de nossas mudanças na computação e telecomunicações?

Drucker responde:

"Bom, sabe Bruce, na verdade eu já o fiz; vai sair no início do próximo ano. Uma edição nova, revisada e atualizada de O gestor eficaz. E eu adicionei bem mais do que um artigo; uma monografia curta, eu diria. Intitulei de 'Nova efetividade', que envolve telecomunicações e, sobretudo, o que eu acredito ser mais importante, o mundo globalizado. Inclui também a mudança de trabalhadores manuais, computadorizados em massa, para trabalhadores do conhecimento, que estamos conduzindo de maneira muito deficiente; e a produtividade dos trabalhadores do conhecimento, que ainda é muito baixa e não mudou nada".

Ele se referia, parcialmente, ao que se tornou um livro bastante útil e bem editado, O gestor eficaz em ação, que eu resenhei para o USA Today em janeiro de 2006. A monografia "O que faz um gerente eficaz?" também apareceu em 2006 em uma nova – porém não atualizada – edição em brochura. Também se referiu à introdução da nova edição comemorativa, que originalmente apareceu em um artigo de 2004 para a Harvard Business Review.

Lendo o livro novamente, vem à mente temas e princípios que Drucker abordou de diferentes maneiras através de sua carreira como escritor, professor e consultor, incluindo o uso eficaz do recurso mais precioso e insubstituível: o tempo, o pensamento amplo, atuação responsável e desenvolvimento pessoal, que têm ramificações para outras pessoas e instituições. A importância do futuro, assunto do meu livro Create your future the Peter Drucker Way, é narrado através de O gestor eficaz. No que tange a Theodore Vail e as inovações da Bell Laboratories no século passado, tendo em mente as construções contemporâneas, como a disrupção, Drucker escreve: "pesquisa, para ser produtiva, tem que ser 'desorganizadora', criadora de um futuro diferente e inimiga do hoje".



Fonte: Administradores.com

Nenhum comentário: