quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ex-dono de faculdade lança plataforma para aproximar empresas e universitários

Paulo Futami deixou sua empreitada anterior para criar o Mybrainstorm, que permite aos alunos resolver problemas reais de empresas reais

Mesmo tendo fundado duas faculdades na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, Paulo Futami sentia que seu alcance era limitado dentro da instituição. “Universidades têm estruturas bem definidas, muitas vezes arcaicas, e são muito reguladas pelo Ministério da Educação”, diz ele.

Por isso ele deixou as faculdades com a meta de aproximar o mundo acadêmico da realidade das empresas, talvez um dos maiores desafios do ensino superior.

Foi assim que surgiu a ideia de criar a Mybrainstorm, uma plataforma que permite aos alunos resolver problemas reais de empresas reais. “Queria oferecer ao aluno a oportunidade de praticar o que é aprendido na sala de aula usando desafios ou problemas do mundo real”, diz Futami.

Desde fevereiro deste ano em funcionamento, a Mybrainstorm levou seis meses para ser desenvolvida e consumiu investimentos de R$ 120 mil.

Há cerca de um mês e meio no mercado, a plataforma reúne hoje 40 empresas e 200 estudantes. Até agora, 50 desafios foram resolvidos pelos universitários. “É incrível pensar que um aluno de uma universidade em São Paulo pode ajudar um pequeno empresário da cidade de Manaus a resolver um problema de fluxo de caixa ou de comunicação”, afirma Futami.

Segundo ele, além de ajudar as empresas a resolverem seus dilemas internos, a MyBrainstorm é positiva para os universitários à medida que os ajuda a conseguir emprego. “As empresas usam a plataforma para identificar os melhores colocados nos diversos rankings que a ferramenta possui. O aluno contribui, é avaliado pelo empresário e depois é ranqueado por estado, cidade e universidade”, explica o empreendedor.

A plataforma é gratuita para empresas e estudantes. Mas Futami adianta que em breve lançará um serviço pago de seleção de talentos para as empresas a partir do perfil do aluno e do ranking na MyBrainstorm.

A meta da startup é encerrar o ano com 30 mil alunos cadastrados.


Por: Adriana Fonseca
Fonte: Revista PEGN



Nenhum comentário: