quarta-feira, 11 de março de 2015

13 CURSOS GRATUITOS PARA PLANEJAR SUA VIDA FINANCEIRA

Investimentos e Direito do Consumidor são alguns dos assuntos debatidos na 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF)

Fonte: Thinkstock
Quem quiser aprender a cuidar melhor das finanças tem uma ótima oportunidade nos próximos dias. Está acontecendo a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciativa do Banco Central cujo objetivo é ajudar as pessoas a administrar seu dinheiro e dar dicas de investimentos. A iniciativa faz parte da política pública Estratégia Nacional de Educação Financeira, lançada em 2010.

Até domingo (15/03), várias instituições ligadas ao assunto, como o Ministério do Fazenda, Bovespa e Febraban (Federação Brasileira de Bancos), disponibilizarão gratuitamente cursos online e presenciais, palestras e textos aos interessados. 

Abaixo, confira as principais ações da semana:


TERÇA-FEIRA (10/03)

- Descomplicando o Imposto de Renda
Preparada pela seguradora Mongeral Aegon, uma apostila com textos que respondem as principais dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda ficará disponível no site até 22h. Mais informações


QUARTA-FEIRA (11/03)

- QUIZ: Meu bolso em dia
A Febraban criou a gincana online para incentivar o público a usar melhor o dinheiro. O quiz online ficará disponível até dia 13/03 e abordará diversos conteúdos do universo financeiro, como finanças pessoais, produtos bancários, investimentos e tipos de créditos oferecidos pelas instituições. Mais informações.

- Curso: Finanças Pessoais e Orientação Financeira
A partir da meia-noite, o Bradesco vai disponibilizar um curso online com orientações para todos os interessados. Mais informações.

- Curso Gestão de Finanças Pessoais
Este curso online será oferecido pelo Ministério da Fazenda e ficará disponível até 17/04. Módulos que serão abordados: nossa relação com o dinheiro, orçamento pessoal ou familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimento, prevenção e proteção, consumindo serviços financeiros. Mais informações. 


QUINTA-FEIRA (12/03)

- 3º Seminário de Direitos e Deveres do Consumidor de Seguros
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg) disponibiliza bate-papo com especialistas para formar consumidores mais conscientes. O vídeo ficará disponível no site das 8h às 18h. Mais informações.

- Previdência Complementar - Planejamento Financeiro
Disponibilizados pela Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev), animações abordarão de forma didática e atrativa assuntos referentes à educação financeira e previdenciária. Temas apresentados: planejamento financeiro, planejamento tributário e a importância da previdência complementar. No ar das 8h às 18h. Mais informações.


QUINTA-FEIRA (12/03)

- Como investir em ações
As alternativas para investimento serão detalhadas pelo curso presencial oferecido pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Das 9h às 15h, na Rua Líbero Badaró, em São Paulo. Mais informações.

- Palestra: Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar
O site Viva Plenamente, fundado pela professora da FGV, Myrian Lund, é um programa de educação online focado em finanças pessoais e investimentos. A palestra com a professora vai acontecer das 10h às 11h. Mais informações.


SEXTA-FEIRA (13/03)

- Dicas de economia nas mídias sociais
Durante todo o dia, a Brasilcap vai divulgar textos e vídeos sobre consumo e finanças.Mais informações.

- Conheça seu dinheiro
Quem estiver em Porto Alegre poderá conferir o curso sobre finanças promovido pelo Banco Central. Das 9h30 às 12h, na Rua Sete de Setembro, 586. Mais informações. 


SÁBADO (14/03)

- Conhecendo para Crescer - Planejamento Financeiro e Consumo Consciente
Desenvolvido pela Fundação Cafu, as ações visam promover ações significativas e incentivo de mudança comportamental e habilidades para gestão financeira. Das 9h às 12h30, na Rua Alves de Souza, 65, em São Paulo. Mais informações. 

- Organize suas finanças - orçamento familiar em Excel
No Rio de Janeiro, a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência oferece curso para que as pessoas possam planejar sua vida financeira, utilizando o computador para elaboração do orçamento financeiro pessoal e familiar. As inscrições deverão ser realizadas pelo site. O curso tem só 15 vagas com aula prática no computador. Das 9h às 18h, na Rua Felipe Camarão, 83, no Rio de Janeiro. Mais informações.


DOMINGO (15/03)

- Lançamento Game NIS – Necessário, Importante e Supérfluo
NIS é um jogo que apresenta os conceitos de itens necessários, importantes e supérfluos ambientados no contexto das compras realizadas em um supermercado. A ideia é ajudar o jogador a reconhecer e escolher o que realmente precisa para sua vida. Após o lançamento do jogo serão realizadas ações gratuitas em seis escolas, onde os adolescentes jogarão o game e após o jogo será feita uma conversa desenvolvendo o tema. Desenvolvido pela Intus Forma e NTH Web, o jogo ficará disponível no site a partir das 8h. Mais informações.

A programação completa da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira está disponível no site oficial do evento.


Fonte: Época Negócios

Nenhum comentário: