sábado, 28 de fevereiro de 2015

Jovens podem participar de competição nacional de Empreendedorismo

Estão abertas inscrições para o Desafio Universitário Empreendedor 2015


Com o fim do Carnaval e o início do semestre letivo, chegou a hora de mergulhar nos estudos nas universidades brasileiras. Além das atividades nas salas de aula, os universitários podem acumular conhecimentos em uma competição nacional que concilia diversão e utilidade para a vida profissional: o Desafio Universitário Empreendedor, que está com inscrições abertas aqui.

“É uma experiência incrível, diferente do que aprendemos na faculdade”, afirma Flávia Francisca de Souza Sampaio, 28 anos, que venceu a edição 2014 do Desafio ao lado dos colegas baianos Allisson Pierre Lino Gomes, Diego Feitosa Cavalcanti e Paulo Victor Sobrinho de Jesus. Eles apresentaram a proposta de criar uma plataforma para ajudar crianças, entre 3 e 8 anos, com dificuldades de alfabetização.

Flávia superou muitas dificuldades para participar da disputa. Ela teve de conciliar as atividades do Desafio o estágio no Tribunal de Justiça da Bahia pela manhã, o trabalho como telefonista na Caixa Econômica Federal à tarde, e, à noite, o curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que ela concluirá neste ano. Para não falar das responsabilidades como mãe de um menino de nove anos.

“Eu fazia as atividades do Desafio nos finais de semana. Pensei em desistir algumas vezes, porque estava muito difícil, mas valeu a pena insistir. O que eu aprendi nas dinâmicas, palestras e workshops eu vou levar para a vida toda”, ressalta. “Por isso não concordo quando alguém diz que não faz algo por falta de tempo. A gente arranja tempo para o que é importante. Basta querer”, acrescenta.

Os melhores colocados no Desafio vão receber prêmios como tablets e viagens no Brasil e no exterior para conhecer centros referência em empreendedorismo. A participação é gratuita e aberta a estudantes de qualquer curso de universidades credenciadas pelo Ministério da Educação. A competição reúne uma série de atividades presenciais e online, além de bate-papo com especialistas em negócios, que contam pontos no decorrer do ano.

O objetivo da competição é desenvolver habilidades empreendedoras entre os jovens. Entre 2000 e 2012, o Sebrae promoveu o Desafio Sebrae, um jogo empresarial que simulava a gestão de uma empresa. Em 2013, a competição foi reformulada, passando a se chamar Desafio Universitário Empreendedor, agora oferecendo jogos empresariais e cursos online e presencial.

Estão disponíveis, no canal do Desafio Universitário Empreendedor no Youtube, vídeos apresentados por Cazé Pecini, ex-VJ da MTV Brasil, sobre as dinâmicas que marcaram a etapa final da competição em Brasília, no final de 2014.


Por: Débora Cronemberger
Fonte: Agência SEBRAE de Notícias

Nenhum comentário: