domingo, 21 de abril de 2013

A arte de administrar conflitos

Este foi o maior desafio apontado por gestores, segundo uma pesquisa das consultorias de RH LAB SSJ, Clave e ETalent

Os principais desafios de gestores novatos e experientes (Foto: LAB SSJ, Clave e ETalent)

Em física, o conceito de equilíbrio se refere a algo parado em um lugar, sob condições constantes. Ou seja, ausência de movimento. Na vida e no trabalho, esse cenário estável é estagnação – e estagnado ninguém muda de direção, de estratégia, de ritmo, de intensidade, mesmo quando é preciso. Logo, o equilíbrio que se almeja nas relações está mais próximo de um desequilíbrio administrado do que de uma harmonia sem fim. Encontrar a justa medida em que as opiniões e os temperamentos diferentes convivam em um conflito saudável é o principal desafio apontado pelos gestores, na pesquisa realizada pelas consultorias LAB SSJ, Clave e ETalent e divulgada pela NEGÓCIOS.
“Ninguém gosta de conflito, mas isso não significa que ele seja negativo”, afirma Isadora Marques, coordenadora de pesquisa do LAB SSJ. “Fechar a porta para quem discorda de você é empobrecer a troca e os resultados que podem vir de uma discussão criativa”, diz. Para ela, bom gestor consegue confrontar ideias, tolerar diferenças, reconhecer contribuições de quem pensa diferente, sem levar as diferenças para o lado pessoal.
Desenvolver essa habilidade depende mais de autocontrole emocional do que de fórmulas. É preciso, por exemplo, conhecer o que o tira do sério, qual seu impulso diante de uma situação desconfortável, como não se estressar quando alguém está exaltado bem à sua frente. E talvez esteja aí parte dos obstáculos encontrados pelos gestores: o autoconhecimento aparece em penúltimo lugar entre os 12 desafios listados na pesquisa (17,8% dos gestores novatos e 15,7% dos experientes assinalaram o item).
Para saber se tem se saído bem na arte de lidar com conflitos, uma sugestão é observar a reação de sua equipe depois de um debate ou situação tensa. Se as pessoas continuam se dando bem, entusiasmadas em colaborar e, no final de um projeto, os resultados aparecem, é sinal de que as divergências estão sendo bem aproveitadas. Caso contrário, talvez seja hora de deixar um pouco de desequilíbrio tomar conta do ambiente.


Fonte: Época NEGÓCIOS
21/04/2013

sábado, 20 de abril de 2013

Campanha do Agasalho - 2013 - Administração - FUCAMP

O Curso de Bacharelado em Administração da FUCAMP realiza a Campanha do Agasalho nos próximos dias.
 
Tire as roupas do cabide e DOE para quem precisa.
 
As doações poderão ser entregues na Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração da FUCAMP.
 
Solidarize você também e venha aquecer o coração daqueles que tanto necessitam!!!
 
 
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prêmio Belmiro Siqueira de Administração - 2013

Divulgar e promover a valorização dos estudos realizados por Administradores e estudantes dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil é o principal objetivo do Prêmio “Belmiro Siqueira” de Administração.

  
A premiação, concedida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), está com inscrições abertas.
 
Este ano, os interessados em concorrer ao prêmio poderão se inscrever nas modalidades: 
 
“Artigo Acadêmico”: restrita a estudante de curso de bacharelado em Administração, matriculado em Instituição de Ensino Superior (IES), participante do Sistema Federal de Educação Superior ou dos Sistemas Estaduais ou Municipais de Educação Superior.
 
Tema para a modalidade Artigo Acadêmico: “Inovação na Gestão Pública”
 
Características do Artigo Acadêmico: Ver Seção V do Edital
 
 
“Livro”: restrita a Administrador brasileiro, nato ou naturalizado, que esteja em dia com suas obrigações para com o seu respectivo CRA.
 
Características do Livro:
 
  • Conter mais de oitenta páginas, impressas;
  • Ser de autoria de Administradores brasileiros, natos ou naturalizados;
  • Sua primeira edição deverá ter ocorrido nos dois anos anteriores ao ano em que a Modalidade for contemplada, ou no mesmo ano em que ocorrer a modalidade Livro;
  • Apresentar uma obra por candidatura, podendo ser de autoria individual ou coletiva;
  • Abordar tema próprio da ciência da Administração.

“Empresa Cidadã”: deverão ser indicadas organizações privadas ou de economia mista que desenvolvam ações empresariais de Responsabilidade Social e de Cidadania bem sucedidas. A indicação para esta modalidade segundo o Edital deve ser apresentada por Conselheiro Federal ou pelos Plenários dos CRAs.

Por deliberação da Plenária 1662ª, de 08 de abril do corrente, as indicações poderão ser efetuadas pelos Conselheiros, Delegados, SubDelegados e Representações Regionais , sendo a data limite para envio das indicações para a modalidade Empresa cidadã até o dia 30 de abril de 2013, mediante apresentação também da justificativa e do memorial descritivo, documentos e matérias impressas ou eletrônicas, de outros, se couber, bem como justificativa da indicação – ver formulário de indicação anexo.

Para participar, é preciso fazer a inscrição no Conselho Regional de Administração – CRA-MG ou nas Delegacias, SubDelegacias ou Representações até o dia 16 de agosto de 2013. Porém, inscrição só será efetivada mediante a apresentação dos trabalhos concorrentes às modalidades.
 
Encerrado o período de inscrições, o CRA avaliará os trabalhos inscritos e terá até 30 de setembro de 2013 para encaminhar os melhores em cada categoria ao Comitê de Julgamento do CFA.
 
A classificação final se dará até o dia 29 de novembro de 2013.
 
O resultado final com os nomes dos vencedores será divulgado pelo CFA.
 
 
Prêmios:
 


A premiação aos vencedores varia de acordo com a modalidade. Os vencedores de “Artigo” e “Livro” receberão valores em dinheiro além de troféu e certificado. 
 
O vencedor da modalidade “Empresa Cidadã” será agraciado com certificado e troféu.

O edital completo com mais informações sobre Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2013 encontra-se anexo.
 
 
Acesse aqui o Edital
 

terça-feira, 9 de abril de 2013

Visita Técnica: Martins Atacadista


Dados da Visita Técnica:

Local: Martins Atacadista - Uberlândia/MG

Data da Visita Técnica: 29/05/2013 (quarta-feira)

Data da Saída: 29/05/2013

Saída: Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura Municipal de Monte Carmelo.

Horário de Saída: a definir.

Data do Retorno: 29/05/2013

Retorno: Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura Municipal de Monte Carmelo.

Horário Previsto de Retorno: a definir.

Condições para realizar a visita: Apresentar-se no dia, no local e horário definido para saída, portando Cédula de Identidade (RG) e demais documentos pessoais.

Inscrições em breve!!!

Local das Inscrições: Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como fazer um TCC nota 10

Para muita gente, o grande vilão do ensino superior é o Trabalho de Conclusão de Curso. No entanto, com método e dedicação, você vai perceber que esse caminho não é tão difícil de se percorrer
 
 
Quem já foi aprovado no vestibular, muito provavelmente ouviu da família ou de uma ex-professora, ainda na comemoração da conquista, algo mais ou menos assim: "Parabéns! Mas, olha, entrar na faculdade é fácil. Difícil mesmo é sair!".
 
Durante os três primeiros dos quatro anos que passou no curso de Publicidade e Propaganda, a pernambucana Virgínia Ramos nunca conseguiu entender muito bem o que haveria de ser tão complicado na graduação, como lhe advertiram ainda no Ensino Médio. Afinal, foi morar fora de casa, tornou-se mais independente, conheceu gente nova e – principalmente – não teve mais que fazer exames de Física, Química e Biologia!
 
Uma hora, entretanto, a situação se complicou. "No sexto período, comecei a cursar a disciplina do projeto. De lá até a apresentação do trabalho final foi só estresse. No fim, o curso foi ficando cansativo e ninguém aguentava mais. Todo mundo só queria saber de sair da faculdade logo", conta a publicitária.
 
O tal projeto a que Virgínia se refere é uma espécie de estudo preliminar que, na maioria das instituições de ensino, os estudantes precisam produzir antes de realizar o temido Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC. Essa fase, ao contrário do que a maioria pensa, pode ser menos martirizante. Fácil, evidentemente, não será. Mas, com a ajuda de algumas regras básicas, diversos obstáculos podem ser evitados, deixando o caminho a ser percorrido mais tranquilo.
 
 
Primeiros passos
 
Se o trabalho começa bem, é provável que também termine bem. Por isso, antes de começar a produzir o TCC, duas tarefas são fundamentais: definir um tema e preparar um bom projeto, que sirva – de fato – como um guia. Nele deverão estar especificadas questões importantes, como o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.
 
Para preparar o projeto, no entanto, é preciso definir o tipo de trabalho que será realizado. Dependendo do curso e da instituição de ensino, o TCC pode ser uma produção científica, uma atividade prática ou um estudo de caso. O professor Gildásio Mendes Filho, co-autor do livro "Como fazer monografia na prática", lembra que "há uma confusão muito grande nas instituições, porque cada curso tem a sua regra para a realização de TCC". Por esse motivo, é importante que o aluno se certifique dos padrões exigidos por sua faculdade, sob o risco de ter, no futuro, que voltar ao estágio inicial por inadequação às regras.
 
Escolhido o tipo de trabalho, a próxima tarefa é definir o tema. Esse passo é simples, porém, delicado. Decidir o que abordar leva pouco tempo, mas uma má decisão pode atrapalhar bastante o andamento da produção. "Se a escolha do tema é bem-feita, o trabalho acontece de maneira suave, sem obstáculos, e o seu desenvolvimento passa a ser bem mais agradável", afirma a professora Raquel Polito no livro "Superdicas para um Trabalho de Conclusão de Curso nota 10".
 
A autora lembra ainda que ter interesse real no assunto a ser abordado facilita a realização da tarefa. "Muitas vezes, ficamos horas pensando em um tema genial e nos esquecemos de que não existe a menor relação entre ele e a área de estudo em que estamos inseridos", afirma Raquel.
 
A formulação de um problema do qual se possa partir é outro pré-requisito muito importante. De acordo com o professor Antonio Carlos Gil, autor do livro "Como elaborar projetos de pesquisa", fazer-se perguntas é fundamental. "De modo geral, inicia-se o processo da pesquisa pela escolha de um tema, o que, por si só, não constitui um problema. Ao formular perguntas sobre o tema, provoca-se sua problematização", afirma.
 
O último passo dessa fase prévia é a escolha do orientador. Aqui, o conselho de Gildásio é optar pelo professor da disciplina em que o assunto definido se encaixa. "Se, por exemplo, um aluno vai fazer um trabalho em Microeconomia e escolhe um professor que é especialista em Macro, ele vai ter dificuldades porque o professor pode não ter segurança para orientar", explica.
 
Afinidade pessoal também é um ponto a ser levado em conta na hora de escolher o orientador. Mas Gildásio lembra que isso não deve ser mais importante do que a competência. "Quando eu estava fazendo minha dissertação de mestrado, lembro que fui apresentar meu projeto ao professor e ele simplesmente o rasgou bem no meio e me disse: 'leva a metade e faz o teu projeto'. Na hora, eu me senti agredido. Mas depois refleti e vi que, antes, eu havia mesmo sido muito prolixo", conta o professor.
 
 
Mão na massa
 
Com tema, projeto e orientador definidos, a hora é de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Nessa fase, organizar o tempo é fundamental, principalmente nos casos em que é necessário dividir o dia entre os estudos e uma atividade profissional.
 
"Um bom início para o desenvolvimento do seu trabalho é imaginar como ele será realizado até o final. Antes de começar a escrever os textos, vislumbre como será o sumário. Considere todos os pontos que você deseja abordar. Por mais que esse sumário seja alterado, ele será o seu fio-condutor e você terá um raciocínio lógico a seguir", explica Raquel Polito.
 
Durante a produção do texto, também é importante prestar atenção em quesitos técnicos como ortografia, coesão entre as distintas partes e adequação às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas regras determinam como o trabalho deve ser organizado por meio de indicações para o uso de citações e a apresentação das referências bibliográficas, por exemplo.
 
Trabalhar com uma metodologia bem definida é outro facilitador na produção do TCC, principalmente quando é necessário fazer um estudo mais aprofundado. Como explica o professor Antonio Gil, "a pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos".
 
 
Apresentação
 
Texto pronto. Acabou? Ainda não. Vem aí o grand finale, que é a apresentação. Não vamos dizer aqui para não ficar nervoso ou nervosa. Afinal de contas, esse é um momento importantíssimo na vida de qualquer pessoa. A banca entenderá a ansiedade e qualquer professor com o mínimo de bom senso sabe da tensão que envolve uma defesa. O nervosismo exacerbado, entretanto, pode dificultar sua exposição e passar aos avaliadores uma impressão errada sobre o seu trabalho.
 
Montar um roteiro em uma apresentação de Power Point ou mesmo em um papel já ajuda. É importante, porém, estar ciente de que aquilo é apenas um guia. Simplesmente ler o que está escrito vai aparentar falta de domínio sobre o trabalho e insegurança. Outra dica é treinar. "Até hoje, eu planejo minhas palestras, calculo o tempo e falo para mim mesmo. E aí eu vejo como posso ampliar ou reduzir", conta o professor Gildásio.
 
Depois da apresentação, é comum que a banca faça perguntas. Respondê-las de forma satisfatória vai influenciar bastante na sua nota. Diante de críticas, escute e saiba reconhecer suas falhas. Caso discorde, posicione-se com argumentos sólidos e não recorra a subterfúgios emocionais, pois, não tenha dúvida: naquele momento, o que interessa é apenas o que você fez.
 
E, se você fez tudo direitinho, é só comemorar!
 
 
Como definir um tema?
 
Passo 1 – Definir a grande área com a qual você tem afinidade: por exemplo, Marketing.
 
Passo 2 – Escolher uma vertente da grande área com a qual você mais se identifica, levando em conta a relevância e a viabilidade de realização do trabalho: Marketing de Guerrilha.
 
Passo 3 – Delimitar um contexto específico para trabalhar o tema: mercado digital.
 
Passo 4 – Definir uma abordagem: O uso do Marketing de Guerrilha na construção de novas marcas no mercado digital.
 
 
Fonte: Portal Administradores
03/04/2013