domingo, 10 de junho de 2012

VISITA TÉCNICA – FÁBRICA DA FIAT AUTOMÓVEIS – 06/06/2012



No dia 06 de junho de 2012, os alunos e o Coordenador do Curso de Administração da FUCAMP visitaram a fábrica da FIAT Automóveis.

Instalada em Betim (MG), desde 1976, a FIAT Automóveis opera atualmente em três turnos com capacidade produtiva para até 800.000 veículos por ano. Resultado de investimentos na ordem de mais de R$ 5 bilhões até 2011, o que a torna uma das maiores fábricas de automóveis do mundo.


A Fiat Automóveis investe também em pesquisa e desenvolvimento de produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores. Tudo em sintonia com os desejos e as aspirações dos clientes.

Na fábrica de Betim, o planejamento é constante. A Portaria 1, por exemplo, é a que tem maior trânsito de caminhões, pois ali circulam os veículos. Os alunos puderam ver o processo do “Just in Time”. O JIT é um sistema de manufatura criado na década de 1970, no Japão, para otimizar processos e procedimentos. Ele efetua, com maior agilidade, a entrega de componentes e materiais para as linhas de produção e montagem. Com isso, a FIAT evita desperdício de estoques e a fabricação de peças defeituosas, além de reduzir outros custos que influenciam no preço final do veículo.









Na oportunidade, os futuros administradores puderam conhecer a linha de produção de veículos, no decorrer de vários processos de produção.

A visita teve por objetivo conhecer o processo produtivo industrial, além de oportunizar aos alunos o contato direto com processos de produção/logística/gestão e conceitos que são aprendidos no decorrer do curso e puderam ser tangibilizados na prática organizacional.

Assim, os alunos enriquecem seus conhecimentos e vivenciam na prática o que vêem na teoria em sala de aula.

Um comentário:

Como liderar uma equipe. disse...

A Fiat é a minha montadora preferida,porque a cada dia vem investindo pesado para colocar o que há de melhor para os clientes.Desejo muita sorte aos futuros administradores.

Ass.Sebastião Honorio da Silava