segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Marcas perdem valor sem inovação




Daniele Madureira/Valor Online

SÃO PAULO - Em ano de caos financeiro, não foram só os bancos de varejo, os bancos de investimento e as administradoras de cartão de crédito que perderam valor quando o assunto é influência da marca. Ícones do mercado de consumo, como as motocicletas Harley-Davidson, os cigarros Marlboro, os eletroeletrônicos Sony, a rede de cafeterias Starbuck ? s, a varejista de roupas Gap e os computadores Dell recuaram dois dígitos em valor de marca, segundo a 29º edição do levantamento Best Global Brands, realizado pela consultoria internacional Interbrand.

O estudo, que leva em conta dados de balanço com ano fiscal encerrado entre dezembro de 2008 e junho de 2009, aponta que as marcas que deixaram de investir por causa da crise ou que não ofereceram uma relação clara de custo-benefício ao consumidor perderam espaço. " As empresas que conseguiram manter investimentos em inovação e tecnologia, com foco no médio e longo prazos, sabendo adaptar o seu portfólio para um novo momento do mercado, sem menosprezar a importância da qualidade, conseguiram se manter e até crescer no ranking " , afirma Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand no Brasil.

A soma das 100 marcas líderes mundiais caiu 4,6% este ano, com US$ 1,21 trilhão para US$ 1,15 trilhão. Novas marcas, como Burger King, Puma, Burberry, Polo Ralph Lauren, Lancôme e Campbell ? s passaram a integrar o ranking da Interbrand. Em contrapartida, outros nomes fortes, como Motorola e FedEx, ficaram de fora do grupo das top 100.

" A Motorola baseou sua estratégia no modelo de celulares ? flip ? (abre e fecha), que ficou ultrapassado, com o crescimento de competidores como a Samsung nessa área " , diz Pinedo. Procurada, a Motorola do Brasil não quis comentar a saída do ranking. Na edição de 2008, a marca já tinha perdido dez posições, ocupando o 87º lugar. Já a FedEx, afirma o consultor, sofreu com a queda no nível de encomendas nos Estados Unidos, seu maior mercado. Além dessas duas, também ficaram fora da lista os bancos ING e Merril Lynch, a seguradora AIG, a rede de hotéis Marriott e os licores Hennessey.

As maiores perdas foram verificadas nas marcas do mercado financeiro: UBS, Citigroup, American Express e Morgan Stanley recuram entre 50% e 26% em valor de marca. Não houve variação no ranking das cinco primeiras marcas - Coca-Cola, IBM, Microsoft, GE e Nokia -, mas essas duas tiveram variação negativa. A GE, devido aos negócios financeiros do conglomerado, perdeu 10%.

Na tendência oposta, as cinco marcas que mais ganharam mercado pertencem à área de tecnologia - Google, Amazon e Apple - e a de consumo (Zara e Nestlé). " As empresas que até pouco tempo eram chamadas da ? nova economia ? conseguiram atravessar bem a crise, com soluções inovadoras, como é o caso de Google e Apple, ou pelo fato de não terem capital em ativos que se desvalorizaram, como no caso da Amazon " , diz Pinedo. Já a Zara, afirma, que não investe em publicidade, conseguiu manter o investimento em lojas, grandes e bem localizadas, oferecendo produtos de qualidade, em sintonia com as passarelas, a preços competitivos. " Diferentemente da Gap, que perdeu o foco " , diz.

Já a Starbuck ? s sofreu com o avanço do McDonald ? s na área de cafeteria, apresentando um menu bem mais acessível. A Nestlé, por sua vez, cresceu explorando mercados emergentes.

O ícone Harley-Davidson, que caiu da 50ª para 73ª posição, no entanto, precisa se reinventar, segundo Pinedo. " A marca é uma lenda, mas até que ponto ela quer crescer apostando apenas nisso? " .

Fonte: Valor Online

sábado, 26 de setembro de 2009

Momento mágico: valorize seu cliente


Em comemoração ao Dia do Cliente, perceba o quanto ele é fundamental para a continuidade do seu negócio.

Dalmir Sant’Anna


Na história comercial, a mudança do comportamento do consumidor, de uma ação centrada nos vendedores para uma atuação centrada nos compradores, gestores dos mais variados segmentos comerciais passaram a perceber esta mudança e, intensificaram seus esforços para compreender como o cliente poderia ser conquistado. Com o fortalecimento de ações de marketing, envolvimento de outras áreas da empresa e reflexões sobre o perfil comercial, gradativamente, o cliente passou a receber atenção especial na pauta de reuniões e, no ano de 2003, a data de 15 de setembro passou a integrar o calendário comemorativo como "Dia do Cliente".

Idealizado pelo consultor gaúcho João Carlos Rego, esta data representa o compromisso de avaliar como o consumidor é valorizado em todos os setores. Perceba o quanto cada cliente é fundamental para a continuidade do seu negócio e responda: quantos recomendariam seus serviços e produtos para outras pessoas? Quantos são multiplicadores do atendimento que sua equipe oferece? Qual será o comentário do cliente ao desligar o telefone após falar com sua equipe de trabalho? Para contribuir com as respostas para estas perguntas, realize a leitura e aplique as quatro sugestões para valorizar ainda mais o Dia do Cliente.

Objeto de compra - Você retornaria para um restaurante, onde embora o atendimento tenha sido perfeito, mas a comida além de uma aparência horrível também não atendeu suas expectativas? Qual será sua resposta? E qual o motivo desta resposta? Observe que você não retornaria ao restaurante em decorrência do produto, ou seja, do objeto de compra. Desta maneira é importante observar que de acordo com cada desejo de compra, sejam bens tangíveis, armazenáveis, transportáveis, duráveis ou bens de uso especial, a operação será distinta, pois a compra de uma calça jeans é diferente, por exemplo, da aquisição de um perfume. Quanto mais você conhecer o objeto de compra, maior a oportunidade de demonstrar conhecimento ao cliente.

Objetivos de compra - Conhecer o comportamento do consumidor é um processo que está em evolução e permite refletir que os objetivos de compra possibilitam exercitar a abordagem com o cliente, além de gerar importante aprendizado sobre o perfil do consumidor. Perceba que alguns clientes apresentam como objetivo de compra, a aquisição de um automóvel por necessidade de deslocamento, entretanto, outras pessoas realizam a compra de um automóvel por status. Reconhecer os objetivos de compra permite compreender que o ser humano possui atenção seletiva para reter aquilo que interessa e cria uma defesa para aquilo que não interessa. Seu cliente demonstra atenção para sua abordagem comercial e atenção a sua apresentação?

Observar quem participa da compra - Em toda família há uma pessoa que exerce o papel de iniciação da compra. Porém, em muitas ocasiões, a pessoa não é o responsável diretamente pela aquisição do produto ou serviço. Observar quem participa, interfere e apresenta influência na decisão da compra é um importante diferencial para compreender que este processo ocorre por estágio do ciclo de vida da família, autonomia dos filhos, antecedentes culturais e classe social.

Operações necessárias para compra - Note que o sentimento de pós-compra pode provocar uma redução no valor da marca, gerada pela insatisfação com o uso do produto ou do serviço. Com atenção para este item, perceba que as operações de compra envolvem decisões sobre a marca, forma, quantidade e prazo de entrega. Observe que para algumas pessoas, o cliente é um chato, entretanto, para outros profissionais o cliente é exigente, pois alguns fatores negativos no atendimento ou no produto ao serem constatados pelo consumidor geram enorme insatisfação.

Certa vez, ouvi de um empresário lojista uma excelente definição: "o meu desafio como membro ativo do movimento lojista é o de jamais levar stress para o cliente". Observe que interessante definição para valorizar ainda mais o Dia do Cliente. Quantas pessoas ao contrário de encantar, assustam com o péssimo atendimento telefônico. Você conhece alguma empresa assim? As quatro sugestões acima apresentadas são aplicadas por profissionais que querem tomar o dia 15 de setembro um momento especial para demonstrar como a organização está preocupada com a satisfação de seus clientes. Empresas com esta preocupação buscam através da missão, visão e valores, demonstrar na prática, compromisso com a comodidade do cliente e a facilidade.

Dalmir Sant’Anna (palestrante na área comportamental, mestrando em Administração de Empresas (Univali), pós-graduado em Gestão de Pessoas (Univali), bacharel em Comunicação Social (Ielusc), mágico profissional. Visite o site: http://www.dalmir.com.br)
Fonte: HSM Online

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Telecomunicação e marketing são mais rentáveis

Profissão de administrador é abrangente, já que permite a atuação em cerca de 200 especialidades

Mônica Ribeiro/Folha de São Paulo

Há 12 anos atuando no mercado de telecomunicações, Cristina Duclos, 40, diretora de comunicação e imagem da Vivo, acompanha a popularização da telefonia no Brasil "desde a época em que se fazia fila nas lojas para comprar celular". Especializada em marketing, Cristina junta-se ao quadro de executivos que fazem parte das áreas de trabalho mais rentáveis para os administradores atualmente, que são as de telecomunicações e de marketing. Nas duas áreas, um profissional considerado sênior ganha cerca de R$ 8.000 por mês, segundo o CFA (Conselho Federal de Administração). Salários como esse fazem da administração a segunda carreira mais bem remunerada, segundo a pesquisa da FGV. Além de rentável, a profissão é bastante abrangente.

De acordo com o CFA, há cerca de 200 especialidades exercidas no Brasil. Por isso, quem trabalha nessa área deve escolher muito bem o seu foco. E foi justamente isso o que Cristina Duclos fez. Com MBA [curso para formar executivos] em marketing no renomado instituto de negócios Kellog School, dos EUA, a diretora de comunicação uniu a formação generalista obtida em administração com a especialidade em comunicação. Para ela, o preparo surte efeitos diretos no rendimento da companhia. "As empresas querem saber de resultados. Quando você entende do negócio, do cenário econômico, é muito mais assertivo você cuidar da comunicação do produto." Com uma formação eclética na faculdade, que vai desde a iniciação em estatística e sociologia até a psicologia, os administradores são treinados para ter jogo de cintura. Para o coordenador do curso de administração do Insper (antigo Ibmec-SP), André Duarte, além do conhecimento específico do segmento em que atua, é imprescindível que o profissional tenha capacidade de negociação. "Ele tem de ter flexibilidade para viver em um mundo de incertezas, pois cada dia surge um imprevisto."

Contatos - Outra questão fundamental é o relacionamento interpessoal. Formada há apenas seis meses pela ESPM, a analista de marketing Ana Paula Fischer, 22, soube de uma vaga em seu trabalho atual, na Nestlé, por meio de seus contatos pessoais. Ela começou a estagiar no quarto semestre da faculdade no setor bancário para ter experiência em atendimento ao cliente. Mas o que ela queria mesmo era uma vaga em marketing, fora do setor bancário. "Faltava um ano para eu me formar e eu queria trabalhar em indústria. Ainda na graduação, conversando com os professores e colegas, eu descobri que tinha uma vaga na Nestlé. Fiz o processo seletivo e passei. Entrei como estagiária e depois fui efetivada."

Fonte: Folha Online

A importância do Administrador para a sociedade

A mobilização dos administradores é fundamental para que a sociedade possa perceber a sua importância para a criação de postos de trabalho, renda e produção de melhores bens e serviços, gerando riqueza e bem - estar social.

O administrador, por seu conhecimento científico, diferencia-se de outros profissionais quanto à aplicação de suas habilidades sistemicamente, combinando recursos, sempre com um olhar adiante, interdisciplinar, interagente e dinâmico, cujos impactos extrapolam os domínios da organização, muito embora esta seja seu foco principal. A isso, simplisticamente, poderíamos definir como holismo. A riqueza advinda da organização racional do trabalho (associada às técnicas hodiernas), pode ainda gerar excedentes, cuja apropriação pela população estaria garantida pela maior produtividade, redução de desperdícios e, consequentemente, possíveis reduções de custos operacionais (resultando em preços mais justos e moderados!). A racionalização da cadeia de produção privada ou da complexa máquina pública tende a propiciar maior acesso ao consumo e melhoria da qualidade de vida, respectivamente, gerando um "moto contínuo" econômico virtuoso. Todos ganham! Como aceitar um administrador alheio aos fatos políticos, econômicos e sociais que o cercam? Alheio ao seu tempo?! Cabe ao administrador funções mais amplas que às de organizar, planejar, dirigir e controlar as simultâneas necessidades da organização e de seus membros - intramuros.

Do administrador se espera as posturas de negociador e interventor nas ações coletivas. Inclusive, os administradores devem ser os protagonistas dessas ações sociais. Afinal os sistemas são abertos. O processo político, incluindo o partidário, talvez seja o viés condicionante para que o próprio administrador, as empresas, as organizações públicas, por fim, a sociedade entenda que o papel desse profissional é indispensável para o crescimento do PIB, por exemplo, e, consequentemente, da melhoria das condições sócio-econômicas e ambientais de forma sustentada. A sustentabilidade também perpassa pela abordagem da empregabilidade – inclusive do administrador. Ou ainda, deve responder às indagações: Como o mercado (sociedade) percebe ou sente a necessidade dessa mão-de-obra? É dispensável? É indispensável? É substituível? Serão os administradores os próximos profissionais considerados de “segunda classe”, como equivocadamente alguns vêem os jornalistas?

O administrador já está se mobilizando, sendo seu próprio agente político, quando participa efetivamente das ações que lhe são afetas, avocando à sua responsabilidade as demandas dessa complexa teia social.


Carlos Augusto Matos de Carvalho
Presidente do Conselho Regional de Administração de Roraima – CRA/RR

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

17º Seminario do Café do Cerrado - 2009


A Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA), realiza de 23 a 25 de setembro o 17º Seminário do Café do Cerrado. O Tema deste ano é: "Analisando tendências e alternativas em um novo cenário".

Segundo os organizadores, o evento tem caráter informativo para tranferência de conhecimento e tecnologia, com o objetivo de promover a competitividade da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.

Data: 23 a 25 de setembro

Local: Espaço Cultural Municipal Joaquim Constantino Neto - Patrocínio/MG

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Período de Atividades Avaliativas e Provas Bimestrais

Prezados alunos do Curso de Administração, esta semana dá início ao período de Atividades Avaliativas (21/09 a 02/10) e Provas Bimestrais (05/10 a 16/10).

Boa sorte e bons estudos a todos!!

Coordenação do Curso de Administração

Minicurso: Técnicas de Pesquisa e Análise de Dados

Neste sábado será realizado na FUCAMP o minicurso Técnicas de Pesquisa e Análise de Dados.

O curso tem como objetivo permitir que os alunos da instituição tenham contato com técnicas e ferramentas que facilitem a pesquisa, a coleta e a análise de dados.

Local: FUCAMP
Data: 26/09
Horário: 8:00h-12:00h
Sala: Laboratório de Informática
Prof: Solon Bevilacqua
Inscrições Gratuitas: Coordernação do Curso de Administração